data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
De acordo com a prefeitura de Santa Maria, ainda há doses disponíveis da vacina pentavalente em todas as unidades de saúde do município. O quantitativo, no entanto, não foi confirmado, pois o número varia constantemente. Além do que foi disponibilizado para as salas de vacina da rede municipal - e também para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) -, a Vigilância em Saúde mantém 200 doses em estoque, que são repassadas para as unidades conforme demanda.
Brasil tem 14 casos suspeitos por coronavírus após novos descartes
As vacinas que ainda estão disponíveis fazem parte do segundo lote enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na última semana, o município recebeu 1.085 doses, que foram repassadas a 23 pontos de vacinação. A chegada de uma nova remessa depende do repasse do Ministério da Saúde para o governo do Estado.
A pentavalente é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses. A vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B. As crianças que não puderam se vacinar conforme o calendário devem ser levadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para poder colocar em dia a carteira de vacinação.